Os lares de idosos do distrito de Santarém registaram uma taxa de 77% de avaliações positivas, número acima da média nacional, que é de 60%, num estudo realizado pela Lares Online, uma plataforma especializado na procura de lares de idosos.
O estudo, baseado nas opiniões de utentes e familiares que utilizaram o site avaliarlares.pt em 2023, sublinha a qualidade dos serviços prestados na região. Nas cinco categorias avaliadas, as condições das instalações destacaram-se com 85% de avaliações positivas. Seguiram-se as avaliações ao cuidado dos profissionais, com 81%, e a higiene do lar, com 77%. A qualidade da comida teve uma avaliação de 69% por parte dos inquiridos, tal como os cuidados de saúde prestados pelo lar.
“Este Índice de Satisfação indica uma realidade que é bastante mais favorável do que se tende a acreditar. Os resultados obtidos pelos lares do distrito de Santarém demonstram o compromisso destes estabelecimentos em oferecer cuidados de alta qualidade e um ambiente acolhedor para os seus residentes. Indicam, também, que o setor do cuidado para os idosos em Portugal está num caminho promissor”, salienta Marina Lopes, CEO da Lares Online.
Por outro lado, apenas 4% dos inquiridos na região de Santarém deram uma avaliação negativa, uma percentagem bastante inferior à média nacional de 26%.
Para o desenvolvimento deste estudo, foram inquiridos quatro grupos com diferentes relações com os lares avaliados: os colaboradores do lar, visitantes, residentes e familiares de residentes. Ao todo, foram recolhidas 423 apreciações, e o número de lares únicos avaliados foi 341.
A Lares Online tem cerca de 2.600 lares registados na sua plataforma, incorporando informações sobre mais de 7.700 camas na rede de lares, e conta também com uma rede de 250 parceiros. Por ano, ajuda mais de 50 mil famílias.