A carreira criminal dos arguidos, de 39 e 55 anos, terminou precisamente num assalto falhado em Santarém, onde um deles acabou detido em flagrante delito por um PSP que estava de folga.
No dia 10 de março de 2020, os suspeitos, ambos encapuzados, esperaram pelo momento em que a funcionária da Unicâmbio, que se localiza numa das lojas exteriores do W Shopping, estava a fechar a porta para a ameaçar com uma faca.
O arguido mais novo, de nacionalidade brasileira, obrigou a mulher a entrar novamente no estabelecimento, ao passo que o mais velho, cabo-verdiano, ficou no exterior a controlar os movimentos de quem passava.
Segundo o Despacho de Acusação, a que a Rede Regional teve acesso, o assaltante conseguiu que a funcionária abrisse um dos cofres e preparava-se para fugir com o dinheiro, mas o assalto em curso já tinha chamado a atenção de vários transeuntes, entre os quais um agente da PSP que estava a jantar num restaurante próximo.
Este arguido acabou por ser detido pelo polícia, mas o cúmplice que estava no exterior conseguiu fugir no carro em que se transportavam, e já com meios da polícia a caminho do local.
No dia seguinte, a Polícia Judiciária deteve o foragido na Quinta da Mina, em Vila Franca de Xira, tendo encontrado dentro do seu carro uma grande quantidade de dinheiro, em notas de várias divisas, e alguns talões de levantamentos da Unicâmbio / Western Union de Torres Vedras, que tinha sido assaltada a 11 de janeiro.
O modus operandi em ambos os crimes foi exatamente o mesmo: os ladrões esperaram pela hora de fecho para ameaçar e manietar o funcionário, obrigando-o a entrar no estabelecimento, desligar os alarmes e abrir o cofre.
No caso de Torres Vedras, o funcionário foi amarrado com fita adesiva nos pés e nas mãos e deixado imóvel no WC, antes dos ladrões fugirem com um valor a rondar os 30 mil euros.
Os arguidos, que residiam na Azambuja e em Alverca do Ribatejo, estão atualmente detidos em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Leiria, e vão responder por dois crimes de roubo agravado e um crime de sequestro.