Dom, 1 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Ladrões assaltam dezenas de campas no cemitério


Largas dezenas de objectos fúnebres valiosos foram furtados do cemitério de Fráguas, no concelho de Rio Maior, de onde os autores do crime levaram lanternas e jarrões em cobre e bronze, floreiras, imagens, cruzes de metal e outros artigos de arte sacra.

“Os ladrões sabiam bem o que estavam a fazer, pois interessaram-se apenas pelos objectos em metal, mais valiosos. Os mais baratos e as imitações de plástico deixaram-nas cá”, afirmou à Rede Regional o presidente da Junta de Freguesia, José Azenha Santos, a quem roubaram uma lanterna avaliada em 250 euros que a esposa tinha colocado há apenas duas semanas, na campa do pai.

A falta dos objectos foi detectada pelo coveiro contratado para fazer a manutenção do cemitério na sexta-feira, 31 de Agosto, mas desconhece-se ao certo quantas madrugadas os amigos do alheio terão estado no interior do espaço. Como o portão está sempre fechado à chave, as autoridades presumem que os ladrões terão saltado ao muro e utilizado mais do que uma viatura para transportar todo o material.

No sábado, 1 de Setembro, a GNR de Rio Maior esteve no cemitério a ouvir parte dos lesados e a tentar inventariar os objectos em falta. Só será possível ter a ideia exacta do valor total do furto e do número de campas assaltadas até todos apresentarem queixa, explicou José Azenha Santos.

Entretanto, vários familiares optaram até por retirar os artigos mais valiosos da campa dos seus entes, pois o cemitério, localizado numa das entradas da aldeia, não tem moradores por perto e situa-se num local difícil de vigiar.

“Este tipo de crimes mostram um total desrespeito pela memória e pela intimidade das pessoas”, lamenta José Azenha Santos, dando conta que a população da aldeia está “bastante alarmada” com o sucedido. “Foi a primeira vez que o cemitério foi assaltado, mas nós nunca esperámos passar por uma situação destas”, acrescentou o autarca local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB