A Junta de Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim, está a desenvolver um projecto de apoio social às famílias mais carenciadas da freguesia, e que consiste em fornecer-lhes uma refeição completa em cada sábado do mês.
A terceira iniciativa decorreu este sábado, 24 de Março, na Casa da Cultura de Fazendas de Almeirim, onde foram servidas cerca de 30 refeições, a que se somam “talvez outros 30 almoços, que são distribuídos ao domicílio a outras famílias sinalizadas que, por qualquer motivo, não se podem aqui deslocar”, explicou à Rede Regional o presidente da Junta de Fazendas, Manuel Bastos Martins.
A crise que o país atravessa e as crescentes dificuldades económicas que afectam cada vez mais famílias nas Fazendas foram o mote para a Junta começar a desenvolver esta campanha de solidariedade, em que conta com o apoio expresso de associações e colectividades de todos os lugares da freguesia, que tem cerca de 7 mil habitantes.
A primeira refeição de cada mês é servida em Marianos, confeccionada pela Associação Cultural e Recreativa de Marianos e Murta. De duas em duas semanas, nos segundo e quarto sábados do mês, o almoço é servido na Casa da Cultura, desta feita da responsabilidade dos dois ranchos folclóricos da vila, alternadamente. No terceiro sábado, é o rancho folclórico de Paço dos Negros quem serve o almoço nas instalações da colectividade local.
“Fica assim garantido que tentamos chegar a toda a gente”, afirmou o autarca.
Manuel Bastos Martins explicou ainda que tem existido um aumento significativo de refeições servidas, desde que a Junta abriu as inscrições para os almoços sociais, no passado mês de Fevereiro. “Hoje, já devemos ter aqui mais 20 residentes inscritos em relação ao último almoço, e o número deve continuar a crescer”, disse o presidente, que se mostra preocupado com o agravar das condições de sobrevivência de muitas famílias.
A Junta, que não tem um orçamento concreto para este projecto, calcula gastar entre 400 a 500 euros mensais nos almoços. “Avançámos porque temos disponibilidade financeira para isso”, explicou Manuel Bastos Martins, acrescentando que a Junta vai agora “entrar em contacto com alguns produtores agrícolas locais e outras empresas que possam contribuir em géneros, seja para a confecção das refeições, seja para dar alguns bens às famílias carenciadas”.
O presidente da Câmara Municipal de Almeirim, José Sousa Gomes, marcou presença no almoço deste sábado, onde elogiou a iniciativa por ser “uma forma de garantir uma refeição completa a quem atravessa dificuldades de subsistência, pelo menos uma vez por semana”. “Este é um sector da população que tem que merecer o nosso apoio e pena é que não consigamos resolver todos os seus problemas de vez”, acrescentou Sousa Gomes.