A Polícia Judiciária (PJ) está a tentar localizar a mãe do bebé que foi encontrado morto numa zona de mato junto à Circular Urbana de Santarém, na tarde de sábado, 25 de junho.
Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, a progenitora terá fugido para parte incerta depois de ter largado o cadáver no local, e as autoridades suspeitam que terá sido acolhida por amigos que estão a esconder o seu paradeiro.
A mãe é uma jovem de 22 anos, residente na zona da Avenida dos Combatentes, em Santarém, que tem outros dois rapazes, um deles com menos de 2 anos.
Este era o terceiro filho, e tinha nascido há poucos dias, fruto de uma gravidez indesejada, num relacionamento fugaz que já tinha terminado.
Só a mãe poderá esclarecer à PJ as circunstâncias em que ocorreu a morte do recém-nascido, que foi transportado para a morgue do Hospital de Santarém.
Recorde-se que o cadáver do bebé foi encontrado por volta das 18 horas de sábado, perto de umas casas em ruínas nas barreiras do planalto, na Calçada dos Galhardos,.
A PSP e os Bombeiros Municipais de Santarém deslocaram-se ao local depois de uma chamada para o 112, alegadamente feita por uma tia da progenitora, que já suspeitava que a criança poderia estar a ser vítima de maus tratos.
As autoridades apuraram que o bebé foi transportado já sem vida para o local onde foi encontrado.
A autópsia ao bebé deverá ser realizada esta segunda-feira de manhã, no Hospital de Santarém.