João Baeta, o jovem nadador natural de Santarém que em 2012 foi o primeiro homem a atravessar a nado o Mar de Timor entre a ilha de Ataúro e Díli, vai receber a medalha de mérito municipal da cidade.
O nadador tinha 18 anos quando fez a travessia de 28 quilómetros em águas abertas, com um tempo de 10 horas, 14 minutos e 57 segundos, numa prova em que enfrentou várias dificuldades provocadas pelas correntes fortes e esteve mesmo praticamente a nadar duas horas sem grandes avanços.
A 31 de Julho de 2011, João Baeta tornou-se também no mais jovem nadador de sempre a conseguir fazer a travessia de 15 quilómetros que separa as Berlengas de Peniche, ficando para a história como o quarto atleta a concluir este desafio, depois do mítico Batista Pereira, na década de 60, e Miguel Arrobas e Nuno Vicente, em 2007.
A cerimónia de entrega está marcada para o próximo dia 27 de setembro, às 18h30, na nave desportiva municipal de Santarém, durante a “Cerimónia de Reconhecimento de Mérito Desportivo”, realizada no âmbito da segunda “semana europeia do desporto”, a que a Câmara de Santarém aderiu.
A cerimónia, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Santarém, “pretende enaltecer os resultados e prestações dos jovens atletas do concelho, nos quadros competitivos do desporto escolar, especial e federado”.
Já a semana do desporto vai decorrer de 24 a 30 de setembro, com um conjunto de iniciativas organizadas em conjunto pela empresa municipal Viver Santarém e o Clube Desportivo Soccer Scalabis.
Entre as atividades previstas, destaque para o flashmob que vai ocorrer no W Shopping, no domingo, 25 de setembro, às 15 horas, e para a aula de hidroginástica “hydroglow”, nas piscinas do Sacapeito, na sexta-feira, 20 de setembro, entre as 20 a e as 21h30.