O alerta foi dado por volta das 16h45, depois de um pescador ter avistado um cadáver na água junto a uma ponte que liga Porto Alto a Vila Franca de Xira. A GNR dirigiu-se de imediato ao local e pouco depois seria confirmado o óbito e a identidade de Afonso Zhou, conhecido por Fon Fon, que estava desaparecido desde a manhã de segunda-feira, dia 30 de outubro.
O resgate foi feito pelos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, sendo o corpo posteriormente seguido para autópsia e pesquisas forenses por parte da medicina legal, que tentará identificar as causas e circunstâncias da morte, não existindo, segundo foi possível apurar, sinais visíveis de crime.
O jovem foi visto pela última vez por volta das 9h45 de segunda-feira, quando aparentava dirigir-se para a Escola Secundária do Porto Alto, onde estuda no nono ano, mas não terá ido às aulas nem regressou a casa, o que fez a família alertar as autoridades na manhã do dia seguinte.
O jovem, cuja família é de origem asiática, vivia há cerca de seis anos com a irmã numa família de acolhimento em Porto Alto, não sendo conhecidos problemas de integração ou situações semelhantes ocorridas anteriormente.
Há uma semana, na passada quarta-feira, após uma pista sobre o possível paradeiro do jovem, bombeiros e GNR realizaram buscas junto aos rios Sorraia e Almansor, mas não encontraram quaisquer vestígios.
No local, esta quarta-feira, dia 8, estiveram cerca de duas dezenas de operacionais dos bombeiros, GNR e Polícia Judiciária, apoiados por uma dezena de viaturas.