Sex, 25 Abril 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Jovem de 16 anos luta pela vida

João Pedro, um jovem de 16 anos que luta há vários anos contra a leucemia, vive atualmente um dos momentos mais difíceis da sua ainda jovem existência.

Depois de muitos tratamentos, que começaram aos sete anos, após a descoberta da doença, e de um transplante de medula óssea há cerca de três anos, João Pedro, residente no Arripiado, concelho da Chamusca, melhorou ao longo de quase ano e meio mas, em maio do ano passado, a leucemia voltou a aparecer e ainda mais agressiva.

O pior é que após mais alguns meses de tratamento de quimio e radioterapia, a doença não regrediu e os médicos disseram que em Portugal nada mais havia a fazer.

Confrontada com a notícia que nenhum pai quer ouvir, a mãe de João Pedro, Glória Calisto, fez as malas e foi à procura de uma solução no estrangeiro. A esperança veio recentemente da Alemanha, onde João Pedro se deslocou e fez uma bateria de exames, com os médicos a proporem um tratamento que, acreditam, terá cerca de 50 por cento de hipóteses de resultar.

O problema é o preço do tratamento, orçado em cerca de 70 mil euros, muito dinheiro para uma família que já gastou todas as suas economias nestes quase dez anos de luta e que vive atualmente numa habitação social cedida pela Câmara da Chamusca.

O tempo é outro grande inimigo. As dores são cada vez maiores e, sem dinheiro, a única solução é recorrer à ajuda da comunidade, que há vários anos se vem mobilizando no apoio ao João Pedro. A família abriu uma conta de solidariedade que, segundo Glória Calisto, tem cerca de dois mil euros, muito pouco para a necessidade.

“Os médicos não deram um timming mas disseram que quanto mais cedo o João Pedro fizer o tratamento melhor” explicou Glória Calisto à Rede Regional. A mãe do menino diz que o filho está consciente de todo o processo, quer lutar pela vida mas tem dias horríveis. “ Há alturas em que chora o dia inteiro com dores, apesar dos pensos de morfina e das gotas que toma”, acrescenta.

Na página criada no facebook e que pode ser acedida AQUI, João Pedro mostra confiança e agradece o apoio de todos.

“Um dia eu quero dizer a todos: sofri, lutei e venci… será o dia mais feliz da minha vida… basta acreditar e não desistir… por vocês e por mim, vou lutar com todas as minhas forças para esse dia chegar…”

Glória Calisto também não desanima e, com a ajuda de muitos amigos, vai fazendo o que pode para angariar o dinheiro necessário para o tratamento do filho. Em breve irão acontecer mais iniciativas de recolha de fundos a favor do João Pedro e quem desejar pode fazer o seu donativo na conta de solidariedade com o NIB: 0035 0246 0001 0025 1006 0.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB