João Perdigão, de 26 anos, árbitro dos quadros da Associação de Futebol de Santarém, faleceu na tarde desta segunda-feira, 28 de abril, vítima de acidente de viação ocorrido na a1, junto ao Cartaxo. A morte do jovem árbitro, que era também um conhecido militante da Juventude Socialista de Torres Novas, de que era presidente, está a provocar uma enorme onda de consternação nas redes sociais, com amigos e conhecidos a recordarem momentos comuns e a lamentarem a partida precoce de João Perdigão.
A Associação de Futebol de Santarém já veio lamentar publicamente a morte do seu árbitro, que este ano estava pela primeira vez nos nacionais, enviando “as mais sentidas condolências” à família e amigos, o mesmo acontecendo com a com a concelhia do PS de Torres Novas, que recorda “um jovem humilde, dedicado a Riachos e Torres Novas, e que viu na política e no PS uma forma de ajudar os outros”.
“O João deixou-nos cedo demais, com 26 anos feitos há bem pouco tempo. Próximo, simpático e de constante boa disposição, deixará eternas saudades nos seus amigos e camaradas desta família socialista torrejana”, pode ler-se numa publicação dos socialistas nas redes sociais.
O Instituto Politécnico de Tomar, onde João Perdigão foi estudante, lamenta a partida de “um dos nossos, na forma como sempre vestiu a camisola do IPT e pelo IPT; pela forma como chamou de casa o nosso IPT… pela forma como sempre encarou a sua função de sorriso na cara e a “maltinha” na ponta da língua. Tinha um grande coração”, pode ler-se também nas redes sociais.
“Que dia tão triste, perdemos um camarada, uma jovem promessa e um amigo do seu amigo. A arbitragem está de luto”, escreve no Facebook o Núcleo de árbitros da Lezíria do Tejo.
O Clube Atlético Riachense, onde João Perdigão foi atleta, e que nos últimos tempos viu partir precocemente mais dois jovens ligados ao clube, endereça à família, aos amigos e à comunidade desportiva os seus mais sinceros sentimentos. “A sua partida deixa-nos a todos mais pobres. Descansa em paz, João”.
A Juventude Socialista (JS) do Ribatejo emitiu uma nota de pesar onde afirma a “profunda tristeza e consternação”, pela morte de João Perdigão. “Perdemos um quadro ímpar da nossa organização, um líder inspirador e um mobilizador incansável da sua estrutura. Mas, acima de tudo, partiu um ser humano livre, criativo e apaixonado pela sua terra, a quem dedicou esforço, talento e coração. O João Perdigão era a personificação da alegria contagiante, vivia como uma verdadeira força da natureza e possuía uma admirável habilidade de transformar um momento de angústia num instante de esperança e de sorriso. Descansa em paz, querido João. Serás sempre parte de nós”, refere a nota de pesar.
Em Riachos, de onde era natural, a Junta de Freguesia de Riachos decretou dois dias de luto pela morte do jovem autarca. “Durante os dias de luto a bandeira da freguesia estará a meia haste, e recomenda-se contenção em festejos e manifestações públicas. João Paulo Garcia Perdigão, era membro da Assembleia de Freguesia de Riachos, onde tomava parte na bancada do Partido Socialista, no mantado 2021-2025. A Freguesia está-lhe grata pelo serviço público prestado em prol de Riachos e da Democracia”, explica a junta em comunicado.
Numa das mensagens mais emocionadas, a fadista Teresa Tapadas escreve que “o que mais queria nesta hora era que tudo isto fosse um engano, uma notícia falsa, um qualquer disparate que em dia de apagão tivesse surgido do nada e agora ao nos apercebermos que tudo estava bem contigo, dava motivo para grande risota e até quem sabe uma rodada por tua conta”.
“A ti, aos teus pais, à tua avó e a todos os teus familiares e a todos os que gostamos de ti! A “nossa” rua está mais triste! E, agora?!? (…) Descansa em paz meu querido menino”, escreve a fadista.





























