Um estudo de três professores e investigadores da Universidade da Beira Interior escalonou os municípios portugueses através de um índice que mede a qualidade de vida em cada concelho.
Como o Rede Regional avançou esta sexta-feira, Constância é, segundo o estudo, o concelho do distrito de Santarém, com melhor qualidade de vida, ocupando o sétimo lugar a nível nacional. E como será nos restantes vinte? Quem está melhor e pior classificado? É isso que lhe mostramos no quadro que pode ver do lado esquerdo da página.
Entre os 308 concelhos de Portugal, a autodesignada "vila poema" é o único concelho do Ribatejo que figura entre os 30 primeiros, numa listagem liderada por Lisboa, Porto e Albufeira, respetivamente, e onde os municípios algarvios dominam claramente os lugares mais elevados, e os do interior norte têm as piores classificações. No distrito, do lado oposto está Salvaterra de Magos, o pior classificado na região.
Num estudo elaborado a partir de 48 parâmetros, foram valorizados aspetos como o ambiente e os gastos das Câmaras Municipais na gestão eficaz dos resíduos, os serviços de saúde, os equipamentos culturais e educativos, as farmácias e os postos dos CTT por mil habitantes, a segurança e até a criminalidade contra o património e rodoviária, entre outros fatores sobre os quais o INE possui dados estatísticos.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Constância é o concelho com melhor qualidade de vida |