Esta previsão levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um aviso à população onde dá conta da possibilidade de períodos de chuva ou aguaceiros fracos, aumentando de intensidade e frequência na região Sul a partir da tarde deste domingo, com vento em geral fraco a predominar do quadrante sul, tornando-se a partir da tarde, moderado (até 30 km/h) de sueste nas regiões Centro e Sul e sendo por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas.
{creativeslider id=”15″}
Para amanhã, 5 de dezembro, continuam os períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos na região Sul, com possibilidade de ocorrência de trovoada. O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) do quadrante sul na região Sul até ao meio tarde, e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h.
Salientam-se as condições para a ocorrência de precipitação mais intensa, com acumulação entre 10 a 20 mm/1h, sendo o período mais crítico entre as 00:00 e as 15:00 do dia 5 de dezembro, nos distritos de Faro e Beja, assim como a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos de vento.
A Proteção Civil alerta para a possível ocorrência de inundações em zonas urbanas e de cheias, bem como para eventual instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa, arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, e piso rodoviário escorregadio.