A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) afirmou esta quarta-feira que as causas do desabamento de terras que ocorreu na sexta-feira na Estrada Nacional (EN) 365, junto à estação ferroviária de Santarém, estão ainda por apurar.
Em declarações à agência Lusa, fonte da IP explicou que a causa ou causas que potenciaram o incidente, que originou o colapso de uma parte do passeio e do estacionamento da EN365 sobre a Linha do Norte, causando interrupções significativas na circulação ferroviária e rodoviária, serão apuradas no âmbito de um processo de averiguação que está ainda a decorrer.
A IP confirmou ainda à Lusa que estão a ser implementadas várias medidas para “mitigar os riscos à segurança e circulação”, entre elas a “aplicação de telas impermeabilizantes, a instalação de uma barreira na base do talude para reter material e o balizamento do tráfego na EN365 para evitar a sobrecarga do topo do deslizamento”.
Para além destas intervenções, a IP está a planear uma “intervenção mais profunda, a ser executada a médio prazo, que assegurará a reposição das condições de suporte de terras”. Por agora, a IP mantém o local sob avaliação no sentido de atuar de imediato, caso sejam identificadas eventuais alterações.
Também em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse ter ficado “preocupado com o deslizamento de terras”, adiantando que a IP tem em mãos um projeto que prevê a construção “de uma passagem desnivelada e alguma requalificação na estação ferroviária de Santarém”.