Denominado “Chamusca Abraça CLDS 4G” (Contratos Locais de Desenvolvimento Social, 4ª Geração), é um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu que irá desenvolver as suas ações em dois eixos, a “intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil” e a “promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa”.
De uma forma geral, pretende “fazer a inclusão e integração de famílias multiassistidas, criando iniciativas de inclusão social e de promoção de competências pessoais, parentais e sociais”, bem como desenvolver “medidas de envelhecimento ativo e que melhorem a qualidade de vida da população idosa e das pessoas com dependência do concelho”, explica uma nota de imprensa da Câmara da Chamusca.
Segundo a mesma nota, a equipa técnica do projeto está já a trabalhar no terreno há algum tempo, tendo desenvolvido reuniões com IPSS’s, juntas e uniões de freguesia, com profissionais da área da saúde, diretamente com a população idosa em visitas domiciliárias e também organizou uma atividade aberta ao público, que decorreu no passado dia 27 de julho, o “Yoga para Avós e Netos”, que juntou seniores e os seus netos no parque municipal da Chamusca.