A câmara municipal, o Centro Cultural Regional de Santarém, e o Núcleo de Santarém EAPN, Rede Europeia Anti Pobreza – Portugal, assinaram esta sexta-feira, dia 15, um protocolo que tem como objetivo a prática de ações de cidadania no quotidiano dos cidadãos adultos, com especial destaque para as questões ligadas ao envelhecimento ativo e à solidariedade entre gerações.
Ricardo Gonçalves, Presidente da autarquia e vereador com o pelouro da Ação Social na câmara de Santarém recordou que Portugal está entre os dez países mais envelhecidos do mundo e que a nossa pirâmide etária está completamente invertida. “É nosso dever, passar a olhar para a anciania de outro modo. Não como um peso mas como uma mais-valia e estimá-los. Independentemente da sua literacia, devemos olhá-los pela sua riqueza de conhecimento”, referiu o autarca
O Projeto dirige-se aos utentes das entidades parceiras e a toda a comunidade em geral, pretendendo-se levar a cabo as ações definidas no projeto «Desafiar a Cidadania 2012», para além de promover a prática da cidadania e respetiva transferência para o quotidiano dos cidadãos.
Os participantes comprometem-se a promover e a divulgar as ações previstas no projeto «Desafiar a Cidadania 2012»; disponibilizar a informação sobre a temática da Cidadania Ativa, através da realização de workshops, concurso de fotografia alusivo à temática do Ano Europeu 2012 – Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, entre outras.