Mais de 20 horas depois do alerta para a proteção civil (às 12h54 de terça-feira, dia 7), o incêndio que começou na localidade de Portela, freguesia de São Pedro, em Tomar, e se estendeu ao longo da tarde e noite por quatro concelhos do distrito de Santarém está finalmente em fase de resolução e sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido.
Cerca das 9h00 mantinham-se no local 380 operacionais, 125 viaturas, e 1 helicóptero pesado para ajudar a extinguir eventuais reacendimentos. Os bombeiros vão ser ajudados no trabalho de vigilância e rescaldo por dois pelotões de militares, na sequência de um pedido feito pela Autoridade Nacional de Proteção Civil ao Estado Maior General das Forças Armadas.
As chamas destruíram centenas de hectares de mato e de povoamento florestal, sobretudo pinhal e eucaliptal, nos distritos de Tomar, Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha, mas nenhuma povoação teve de ser evacuada.
A autoestrada 23 (A23), esteve cortada como consequência das chamas, mas foi reaberta ao trânsito durante a noite.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Incêndio em Tomar: 2 feridos, 2 casas destruídas e A23 cortada
Uma resposta
Incêndio que ocupa tantos distritos deve estar 1/4 de Portugal a arder, é incrível a sorte das pessoas que só haja 7 feridos.