A circular urbana D. Luís, em Santarém, esteve parcialmente cortada ao trânsito no sentido A1 – Cartaxo durante cerca de oito horas, devido a um incêndio num pesado de mercadorias que começou a arder por volta das 2h30 da madrugada deste sábado, entre o posto de combustível da GALP e a saída para a ponte Salgueiro Maia.
A circulação só foi reaberta pelas 10h15 desta manhã, depois de concluídas as operações de remoção dos destroços do camião, da carga e das operações de limpeza da via, mais conhecida por “Rua O”.
Segundo a Rede Regional apurou junto de fonte oficial do Comando da PSP de Santarém, o condutor do pesado, de 39 anos, foi detido por ter acusado uma taxa de 1,86 g/l de álcool no sangue, quando efetuou o teste do balão.
O camião vinha da zona industrial de Santarém carregado de pimentos vermelhos e, por razões que estão a ser investigadas pela polícia, terá começado a arder junto a uma das rodas.
O motorista não se apercebeu de imediato e percorreu ainda cerca de um quilómetro até ser alertado por um outro automobilista, tendo depois parado o camião na berma e saído para o exterior.
As chamas acabaram por alastrar para o revestimento da câmara frigorífica da galera, o que dificultou bastante o trabalho das duas corporações de bombeiros de Santarém, Municipais e Voluntários, que precisaram de cerca de duas horas para extinguir o incêndio e concluir as operações de rescaldo.