As duas corporações de bombeiros de Santarém foram acionadas para apagar quatro focos de incêndio durante a madrugada desta quinta-feira, 18 de agosto, todos eles registados em zonas de mato nas barreiras que circundam a cidade.
As autoridades não têm dúvidas que se trata de fogo posto e acreditam que as ignições terão sido provocadas pelo mesmo incendiário que, em meados de julho, provocou um incêndio que consumiu 2,5 hectares numa encosta junto a várias habitações.
O primeiro alerta foi dado pouco antes das 22 horas de quarta-feira, mobilizando os meios de socorro para as barreiras junto ao Santarém Hotel, seguindo-se depois novo incêndio na zona dos Combatentes, pela 1 hora da madrugada.
Os bombeiros foram depois chamados a intervir perto das 3 horas, na Rua de Olivença, seguindo-se a última ocorrência já depois das 6 da manhã, na encosta do jardim das Portas do Sol.
Os quatro fogos não tiveram consequências mais graves graças à pronta intervenção dos bombeiros, que conseguiram extinguir as chamas ainda numa fase inicial.
No total, segundo os dados da página on-line do Prociv, o combate mobilizou um total de 29 elementos e oito viaturas dos bombeiros municipais e voluntários de Santarém.
Recorde-se que, nos últimos meses, a cidade de Santarém tem sido fustigada com vários incêndios de origem criminosa e uma onda de vandalismo onde já arderam dois carros e dezenas de caixotes do lixo e ecopontos.