Classificado como “Monumento Nacional” desde 1926, a igreja foi alvo de um investimento de cerca de 370 mil euros, financiados a 85% pelo Programa Operacional Centro 2020, no âmbito do investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara da Barquinha, a empreitada incluiu “a requalificação estrutural do interior, a instalação elétrica do exterior e interior com o objetivo de aumentar a eficiência energética, assim como a reabilitação dos pavimentos do adro”.
“Em breve será implementado um programa de promoção do monumento, com atividades culturais e de visitação”, acrescenta a mesma nota, onde se lê que a Igreja Matriz da Atalaia “é um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal”.
Possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII, num monumento dedicado a Nossa Senhora da Assunção, que foi mandada edificar em 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede.
A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal.