Em Paço dos Negros, aldeia do concelho de Almeirim, ninguém ainda consegue explicar o que terá levado um homem de 88 anos a disparar um tiro de caçadeira sobre um amigo que lhe tinha ido arranjar um trator, suicidando-se de seguida com a mesma arma ao início da noite desta terça-feira, 7 de abril.
O cenário encontrado pelas autoridades no barracão da residência indica que o idoso, José Pires, matou João Fernandes, de 42 anos, tendo disparado de seguida sobre si próprio.
Alertados pelos dois disparos, os primeiros vizinhos que acorreram ao local só viram o corpo de José Pires estendido no chão, à frente do trator, tendo chamado de imediato os bombeiros.
“Só quando eles chegaram ao local é que viram o corpo do João dentro da caixa do trator”, disse à Rede Regional um vizinho, acrescentando que o local foi evacuado e selado até à chegada da GNR.
Por envolver armas de fogo, a investigação do caso transitou para a competência da Polícia Judiciária, que está a apurar se o primeiro tiro foi propositado ou acidental.
A vizinhança ficou incrédula com o crime, até porque a mãe de João Fernandes mora na casa ao lado de José Pires e as famílias sempre tiveram boas relações.
Segundo vários vizinhos, João Paulo Fernandes, que era pedreiro de profissão, costumava até ajudar o idoso nos trabalhos agrícolas.
O homem deixa viúva e uma filha menor de seis anos.