Em comunicado, a coordenadora da Unidade de Oncologia do CHMT, a médica Isabel Pazos, garante que “neste momento não se têm adiado tratamentos nem consultas de doentes em tratamento, estando todos os profissionais dedicados ao tratamento dos doentes como na fase pré-pandemica. Com tudo, em fase de pandemia, os tratamentos exijam maiores medidas de isolamento e normas de higienização mais intensivas, conforme recomendação da DGS”.
Durante este período, o contacto telefónico com os doentes foi reforçado com o objetivo de prevenir eventuais complicações, esclarecer dúvidas, promover a autovigilância de sintomas (febre, tosse e dispneia) e reforçar informação sobre medidas de distanciamento social.
“Cuidar de si próprio é fundamental para si a para a sua família. Não descuide os conselhos que foram dados para a sua proteção. Mantenha as normas de isolamento domiciliário. Ocultar informação quer para o seu médico quer para o seu enfermeiro, negar uma realidade não faz que o problema desapareça e pode por em perigo não só a sua vida como a da sua família e a dos demais profissionais. Faça-o por si, faça-o por todos nós”, refere a equipa do Hospital de Dia de Oncologia.