Um homem de 49 anos foi atropelado na passadeira da rotunda junto à Escola Superior Agrária de Santarém e deixado ao abandono no passeio por um condutor que fugiu do local sem assumir as responsabilidades.
João Manuel Mateus, que sofreu um traumatismo craniano grave e uma fractura num ombro, está ainda internado no serviço de urgências do Hospital de Santarém. “Felizmente, está a recuperar bem”, disse a filha, Inês Mateus, à Rede Regional.
O atropelamento ocorreu na terça-feira, 24 de Julho, pelas 19h30, quando o homem, que reside no Bairro do Outeirinho, regressava a casa depois de ter ido registar o Euromilhões no supermercado E. Leclerc. Quando atravessa a passadeira junto à saída para a Agrária, foi colhido com violência por um condutor que se pôs em fuga.
A vítima caiu no passeio consciente e ainda agarrou no telemóvel para ligar a alguém da família, mas o saldo não permitiu realizar a chamada. Ao sentir-se cada vez mais fraco, João Mateus pegou numa caneta e ainda escreveu na mão o número de telefone e o nome da filha, antes de desfalecer.
O homem foi encontrado minutos depois por um automobilista que, ao vê-lo estendido no passeio, parou e deu alerta para o 112. João Mateus foi transportado ao Hospital já depois das 20 horas
PSP desconhece atropelamento e fuga
A PSP não está a investigar este caso porque, oficialmente, não tem conhecimento dele. Fonte do Comando de Polícia de Santarém explicou à Rede Regional que nem o INEM nem o Hospital de Santarém efectuaram a comunicação de qualquer caso de atropelamento e fuga, pelo que a PSP espera agora pela apresentação formal da participação por parte do queixoso para poder começar a investigar.
O problema terá surgido porque a equipa do INEM que socorreu João Mateus no local transportou-o inconsciente ao hospital, desconhecendo que se tratava efectivamente de uma vítima de atropelamento, o que originou a falha na comunicação do crime à autoridade policial.
Para tentar apurar a identidade do condutor, a família solicita a quem tiver informações para entrar em contacto com a PSP de Santarém.