O caso remonta a agosto de 2022, quando a GNR de Ourém acorreu a um despiste ocorrido na Estrada Nacional 113, em Penigrados, tendo encontrado no local apenas o rebocador enviado pela companhia de seguros e o proprietário do muro onde o carro embateu.
O condutor apareceu 15 minutos depois, pois tinha estado a consumir bebidas alcoólicas num café a cerca de 600 metros do local do despiste, onde o carro bloqueava a circulação automóvel.
Segundo a Acusação do Ministério Público (MP), a que a Rede Regional teve acesso, vinha a cambalear e embriagado, recusou-se a mostrar a identificação à patrulha e ofendeu verbalmente os militares com expressões como “palhaços” ou “ladrões”.
O arguido deu ainda uma palmada na cabeça a um dos guardas e tentou resistir fisicamente à detenção, mantendo uma postura agressiva e proferindo expressões ofensivas, atitude que manteve já dentro do posto.
O homem, de nacionalidade ucraniana, vai responder no Tribunal de Santarém por dois crimes de injúria agravada, um de desobediência agravada e outro de ofensa à integridade física qualificada.
À data dos factos deste processo, o arguido encontrava-se com pena suspensa, pois tinha sido condenado a dois anos e seis meses por um crime de incêndio florestal, em agosto de 2021.
Do seu cadastro, constam ainda duas condenações anteriores por condução de veículo em estado de embriaguez e uma por condução perigosa de veículo rodoviário.