O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que esta segunda-feira, 5 de setembro, possa vir a ser um dos dias mais quentes do ano, com as temperaturas a poderem atingir os 43 graus em Santarém, que volta a ser uma das regiões mais quentes do país.
As temperaturas elevadas levaram o IPMA a colocar sete distritos – Évora, Guarda, Santarém, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre – sob Aviso Laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) entre as 10h00 de hoje e as 19h00 de terça-feira.
O IPMA prevê tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina na faixa costeira das regiões Norte e Centro até meio manhã. O vento soprará fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h), de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde, e de nordeste nas terras altas a partir do final da tarde.
Em relação às temperaturas, o IPMA prevê para hoje como cidade mais quente Santarém, com máximas de 43 Graus Celsius, 42 em Beja e Évora, 40 em Portalegre e Castelo Branco, 39 em Lisboa, 38 em Viseu, 37 em Vila Real e Faro, 36 em Bragança, Braga e Coimbra, 35 em Guarda e Sagres, 28 no Porto e 27 em Viana do Castelo. Angra do Heroísmo e Funchal chegam aos 25 e 23 em Santa Cruz das Flores.