Ter, 23 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Grupo de forcados de Santarém assinala centenário

santaremforcadospegacentenario

Um cortejo de campinos, cavaleiros e atrelagens pelas ruas de Santarém até à praça de touros Celestino Graça vai dar o pontapé de saída para as comemorações do centenário do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, no próximo sábado, 6 de junho.

Nos arredores da praça de touros da cidade, será montado o “mercado Celestino Graça”, com animação permanente, demonstrações taurinas, uma novilhada (às 12h30) e serviço de refeições de vários restaurantes, com objetivo de envolver toda a população ribatejana nos festejos.

O ponto alto do dia está marcado para as 17 horas, com a corrida de toiros de homenagem a este grupo, um dos mais antigos do país e de tradições taurinas mais vincadas.

Os amadores de Santarém, para quem o centenário deve ser um momento do reconhecimento da da importância da figura do forcado amador, já foram agraciados duas vezes pela Presidência da República, a primeira das quais por Américo Tomás quando assinalou 50 anos (em 1965), e a segunda em 1990, por Mário Soares, quando fez 75 anos.

Estas comemorações têm uma comissão de honra onde se destacam os nomes do escritor peruano Mário Vargas Llosa, Nobel da Literatura em 2010 e um aficionado da festa brava e do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Fundado em 1915 por António Gomes Abreu, o Grupo de Forcados Amadores de Santarém tem funcionado desde então ininterruptamente, sendo o responsável pelo modelo que atualmente é seguido pela cerca de meia centena de grupos existentes em Portugal continental e nos Açores.

Para o dia anterior, sexta-feira, 5 de junho, está prevista uma sessão solene em honra do grupo nos Paços do Concelho, seguida do lançamento do livro comemorativo do centenário, da autoria de Maria João Lopo de Carvalho, no Convento de S. Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB