Dom, 27 Abril 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

GNR vai usar kayak para patrulhar rios e barragens

barquinhaGNRkayak01

A GNR de Santarém está a preparar-se para começar a realizar ações de patrulhamento em zonas fluviais e ribeirinhas usando um kayak para dois tripulantes.

A primeira ação de formação para os militares, inédita a nível do país, decorreu em Vila Nova da Barquinha, e juntou um grupo de 14 operacionais do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Santarém.

barquinhaGNRkayak02“Estamos muito expectantes quanto ao sucesso deste meio”, disse à Rede Regional o major Pedro Reis, oficial de Relação Públicas da GNR de Santarém, explicando que este tipo de embarcação pode ser “extremamente útil” em operações de combate à poluição, à pesca ilegal ou em qualquer outro tipo de situações ilícitas junto de rios, praias fluviais ou barragens.

“Sobretudo, é um meio que possibilita ter do nosso lado o factor surpresa, o que nos permite fazer face a inúmeros problemas operacionais que nos têm surgido, sobretudo ao nível da poluição das águas”, destacou o oficial, ele próprio um dos formandos deste primeiro grupo.

Quando estiver em uso, o kayak vai complementar os restantes meios aquáticos e terrestres da Guarda, em ações concretas no terreno.

barquinhaGNRkayak03“A GNR tem equipas de mergulhadores e embarcações disponíveis, mas não tinha, até aqui, um meio que, de uma forma silenciosa e descaraterizada, possa aproximar-se de possíveis situações suspeitas. Com ele, podemos atuar em tempo real”, explicou o Major Reis, acrescentando que o kayak atribuído ao Comando Territorial de Santarém ainda “vai sofrer algumas adaptações e modificações para potenciar a sua eficácia”.

“Para já, estamos numa primeira fase formativa, em que é necessário garantir que os militares estejam adaptados ao meio. Uma vez que permite fazer face a diversas tipologias de operações, estamos também a testá-lo para que, numa fase posterior, possamos fazer um planeamento do seu empenhamento”, explicou o Major Reis, acrescentando que a GNR tenciona replicar este tipo de formação por outras unidades de outros comandos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB