O Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR resgatou três aves de rapina durante a primeira quinzena de Setembro.
Dois dos animais, da espécie dos grifos, foram detetadas em vias rodoviárias – na EN 118, em Benavente, e na A13, em Salvaterra de Magos – e o outro, da mesma espécie, foi encontrado no telhado de uma residência em Santarém. Os animais apresentavam-se debilitados em virtude de desorientação, ferimentos ou subnutrição.
A recuperação dos grifos foi realizada com recurso a meios não letais, não tendo havido ferimentos naqueles ou em pessoas, sendo contudo necessário o condicionamento da A13 nos dois sentidos de forma a evitar acidentes.
Nas três situações os animais foram transportados e entregues nas instalações do Instituto de Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF).
Estas ações desenvolvidas pelo SEPNA, em conjunto com o dispositivo territorial e de trânsito, permitiram continuar a salvaguardar a fauna autóctone, com o estatuto de conservação nacional “quase ameaçado”.