“Tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional que reúne inúmeros visitantes, a GNR irá desenvolver uma operação para garantir a segurança das pessoas, com a colaboração de diversas entidades”, anuncia a guarda, em comunicado.
Para que o evento decorra em segurança, a Guarda Nacional Republicana recomenda que seja responsável ao conduzir, siga as instruções e as indicações dos militares, identifique o local onde estaciona a sua viatura, se detetar algum comportamento suspeito, entre em contato com a GNR, e circule preferencialmente por ruas iluminadas e movimentadas.
Caso esteja a cavalo, deve adotar um comportamento seguro para si, para os restantes utentes e para o animal, e não maltrate os diversos animais presentes.
A GNR recomenda ainda que não transporte quantias elevadas de dinheiro, não deixe bens no interior do veículo à vista e nunca perca de vista quem o acompanha, principalmente os idosos e as crianças. Se veio em grupo (excursão por exemplo), fique com a identificação e o n.º de telemóvel do responsável.
Em caso de desorientação ou necessitar de auxílio contacte os militares da GNR.
É obrigatório o cumprimento das regras e das orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) em vigor, por forma a garantir a segurança de todos.