Na ultima semana, entre os dias 14 e 20 de novembro, os militares do Comando Territorial de Santarém da GNR detiveram dez condutores por condução sob o efeito do álcool (taxa superior a 1,2 gramas de álcool por litro de sangue).
A estes números há a registar mais 5 detidos por situação ilegal no país, 2 por condução sem habilitação legal e 1 por tráfico de estupefaciente, num total de 18 detidos.
No mesmo espaço temporal, a GNR detetou 491 infrações, destacando-se 81 por excesso de velocidade; 33 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 31 por excesso de carga; 30 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei (entre 0,5 e 1,2); 25 por falta de cinto de segurança; 14 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 5 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Nas estradas da região, a guarda contabilizou 73 acidentes, de que resultou 1 morto, 1 ferido grave e 10 feridos leves.
No balanço semanal da atividade da GNR, há ainda referência à apreensão de 140 doses de estupefacientes e 2 veículos, bem como 4 autos de contraordenação por infrações ambientais, 25 ações de sensibilização no âmbito do Campo Seguro, 25 no âmbito do programa Comércio Seguro e 15 no âmbito da protecção da floresta – Operação Floresta Segura.