Os arguidos, com idades entre os 33 e os 45 anos, foram ouvidos durante os últimos três dias por um juiz de instrução criminal no Tribunal de Santarém, que terminou as diligências já durante a tarde desta sexta-feira, 9 de julho.
Todos são suspeitos de pertencer a uma rede organizada de tráfico de estupefacientes, que foi desmantelada no âmbito da operação realizada na terça-feira, 6 de julho, nos concelhos de Abrantes e Ponte de Sor.
Os militares deram cumprimento a seis mandados de detenção e 26 mandados de busca (nove domiciliárias, 16 em veículos e uma em armazém), que resultou na apreensão de 16.474 euros em dinheiro e uma grande quantidade de material.
Entre as apreensões, contam-se 54 doses de cocaína, 45 doses de cannabis, sete doses de heroína e 19 viaturas, algumas delas de luxo, além de um ciclomotor.
Os militares apreenderam ainda 14 telemóveis, um computador, duas televisões, 19 peças de ouro, uma arma branca, três armas de ar comprimido, uma besta, mobiliário de requinte e diverso material relacionado com a prática do tráfico de estupefacientes, segundo um comunicado de imprensa do Comando Territorial de Santarém.
A operação foi o culminar de uma investigação do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Abrantes, e desmantelou esta rede que distribuía droga na região centro, com base nestes dois concelhos.
A ação “contou com o apoio da Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) e do Destacamento de Intervenção ambos do Comando Territorial de Santarém e o reforço do Comando Territorial de Portalegre e da Unidade de Intervenção”, acrescenta ainda o mesmo comunicado.