Dois condutores foram detidos e várias dezenas foram alvo de contraordenações da GNR de santarém durante a operação Truck and Bus, uma ação de fiscalização intensiva de veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que se realizou entre os dias 10 e 16 de fevereiro, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos e onde existem indícios da prática de ilícitos de natureza criminal.
Na área de jurisdição do Comando Territorial de Santarém foram fiscalizados 412 condutores e, além das duas detenções (uma por falta de habilitação legal para conduzir e uma por outros motivos) foram detetadas 78 contraordenações.
Das infrações registadas, destaque para os 19 veículos detetados com excesso de peso e 1 com deficiências ao nível do acondicionamento e disposição da mercadoria. Quanto ao controlo dos tacógrafos, foram verificadas 18 infrações (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação).
A operação Truck and Bus envolveu militares das valências Territorial, Trânsito, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal.
A fiscalização enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network, organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e do Euro Controle Route, um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.