O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve três homens por violência doméstica no Entroncamento, Alcanena e Torres Vedras.
A primeira situação ocorreu a 18 de agosto, no concelho de Entroncamento, onde a guarda deteve um homem de 43 anos, no âmbito de uma investigação por violência doméstica, após diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência psicológica e social sobre a vítima, sua companheira de 51 anos
No decorrer da ação foi dado cumprimento um mandado de detenção fora de flagrante delito, que culminou a detenção do suspeito, que foi presente no Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido decretada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima e apresentação semanal no posto da área da residência.
No dia seguinte, em Alcanena, foi detido um outro homem, de 47 anos, também por violência doméstica, neste caso sobre a sua companheira, de 34 anos, sobre a qual o suspeito exercia violência psicológica e social.
No decorrer da ação foi dado cumprimento a um mandado de detenção fora de flagrante delito, no concelho de Alcanena, e o detido foi presente no Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido decretada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima e afastamento controlado por meios eletrônicos.
Já no dia 21, o NIAVE de Santarém deteve um homem de 41 anos, por violência doméstica, no concelho de Torres Vedras. O suspeito exercia violência psicológica e social sobre a vítima, sua companheira de 41 anos, e no decorrer da ação foi dado cumprimento a um mandado de detenção fora de flagrante delito, no concelho de Torres Vedras.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Santarém, tendo sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.
A GNR recorda que a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.