O Serviço de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar várias ações de sensibilização, com o objetivo de alertar a sociedade para a problemática do afogamento, em piscinas e ambientes naturais.
Estas ações de prevenção de afogamentos surgem em parceria com a APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, estando as duas entidades a intensificar, desde o dia 8 de julho, a realização de ações de sensibilização à população, no sentido de reforçar a consciencialização da sociedade para a problemática do afogamento de crianças e jovens, em toda a sua área de competência no território nacional.
Entre outros perigos, GNR e APSI alertam para o facto de bastarem 2,5 cm de água para uma criança se afogar, e que a morte por afogamento é rápida e silenciosa. “Perto da água, não perca as crianças de vista nem por um segundo”, alertam as duas entidades recomendando que perto do mar/piscina as crianças usem sempre um colete ou braçadeiras e respeitem sempre as condições do mar e a cor das bandeiras.
Estar sempre atento a todos os movimentos, seja dentro de água ou “apenas” à beira da piscina; nuca deixar a criança sozinha na água, nunca deixar brinquedos dentro da piscina, e deixar as piscinas de casa protegidas com uma tela ou lona de proteção quando não estão a ser usadas, são outras das recomendações.