Ter, 16 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

GNR apreendeu meixão que pode atingir valor superior a 3 mil euros

gnr meixao

O Núcleo de Proteção Ambiental do Comando Territorial de Santarém da GNR, com reforço do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Unidade de Intervenção, apreendeu esta terça-feira, 18 de dezembro, 430 gramas de meixão, nos concelhos de Cartaxo e Salvaterra de Magos.

A apreensão decorreu durante uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, em que os militares detetaram redes de pesca deixadas no rio Tejo com o objetivo de capturar esta espécie.

Segundo a GNR, as 430 gramas de meixão correspondem a mais de 2 mil espécimes, com um valor estimado de 215 euros no mercado nacional, podendo, no mercado final (países Europeus e Asiáticos), atingir o valor de mais de 3.225 euros. Foram apreendidas oito âncoras, quatro redes de pesca e várias boias de sinalização.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

O meixão apreendido, por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB