O Comando Territorial de Santarém da GNR inicia esta segunda-feira, 22 de setembro, a operação “Idosos em Segurança 2014”, em que além de recordar medidas de prevenção e segurança a idosos que vivem sozinhos e isolados, vai também prestar esclarecimentos sobre a entrada em circulação da nova nota de dez euros.
A operação, que decorrerá até 19 de outubro, será realizada em todo o distrito pelos militares dos Núcleos Idosos em Segurança (NIS), que vão transmitir conselhos sobre procedimentos de segurança para prevenir situações de burla e furto em residências.
Considerando a entrada em circulação da nova nota, a GNR irá aconselhar também os idosos sobre os procedimentos de segurança a adotar, sendo o alerta mais importante que não é preciso trocar as notas antigas pelas novas – elas sairão de circulação naturalmente, tal como aconteceu com a de cinco euros.
“Se aparecer alguém a pedir as notas “velhas” porque já não têm valor, está-se perante uma situação de burla”, alerta a GNR.
As novas notas de 10 euros entrarão em circulação amanhã, 23 de Setembro. Serão semelhantes às atuais mas terão o retrato de Europa, figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente, no holograma e na marca de água.