De julho a setembro, Guarda Nacional Republicana (GNR), Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Ministério Público (MP), Polícia Judiciária (PJ), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Instituto de Segurança Social (ISS) do distrito de Santarém, realizaram duas dezenas de operações conjuntas, em que foram empenhados, no total, 217 elementos das entidades envolvidas.
Nestas operações foram fiscalizados 30 operadores económicos e 170 condutores, tendo sido abordados 241 trabalhadores, dos quais 171 de nacionalidade estrangeira e destes, 15 em situação irregular no país. Duas pessoas foram detidas por não terem cumprido Notificação de Abandono Voluntário (NAV) da AIMA até 22/07/2025.
Foram ainda elaborados 145 autos de contraordenação, apreendidas cinco máquinas de jogo fortuna ou azar e sete câmaras de videovigilância CCTV.
A realização deste tipo de ações interinstitucionais visa a congregação de sinergias e a complementaridade das capacidades das entidades envolvidas, em prol da prossecução do interesse público, contribuindo significativamente para a resolução dos problemas identificados, potenciando uma dinâmica coletiva de caráter preventivo.
Segundo as várias entidades, “esta articulação e coordenação das capacidades das diversas entidades do distrito de Santarém tem melhorado a proficiência das operações planeadas, sendo por isso considerada uma boa prática que se tenciona manter, por contribuir de modo decisivo para o reforço do sentimento de segurança”.





























