Chama-se “Mobileclinic” e designa o novo sistema informático de gestão de emergências médicas que os bombeiros voluntários de Almeirim começam a utilizar a partir de segunda-feira, 6 de Agosto.
Este instrumento, colocado no posto de emergência médica do INEM da corporação, tem uma ligação directa ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e funciona com uma aplicação que faz a gestão da emergência em tempo real, ou seja, desde a activação da ambulância INEM, ao registo da avaliação clínica efectuada pela tripulação e à respectiva actuação, assim como disponibiliza desde logo todo o historial clínico da vítima.
A informação sobre a ocorrência fica disponível em tempo real no CODU e no hospital de destino, à chegada da vítima, uma vez que o “Mobileclinic” foi precisamente criado para uma melhor resposta no socorro e uma maior articulação do sistema integrado de emergência médica.
O sistema, que opera através de um computador portátil, tem ainda instalado um sistema de geo-referênciação (GPS), que indica ao meio de socorro o caminho até ao local da ocorrência.
Este equipamento é já operado pelos diversos meios do INEM, passando agora a estar à disposição nos diversos postos de emergência médica sediados nas corporações de bombeiros a nível nacional.