Durante 12 dias, há banquetes, petiscos, showcooking’s, harmonizações de vinhos e comida, workshops, street food, mostra de produtos das várias regiões e muita animação musical, num certame que este ano tenta destacar-se pelas novidades que apresenta.
Das zonas de restauração e gastronomia, destacam-se nove banquetes, quatro deles com chefes de restaurantes com “Estrela Michelin” ou “Bib Gourmand”, desafiados pelo chef scalabitano Rodrigo Castelo, curador do FNG, a criar um menu com inspiração nas suas regiões de origem, com pairing de vinhos de produtores da mesma região.
Diogo Rocha (27 de outubro), Henrique Sá Pessoa (28 de outubro) e João Oliveira (31 de outubro) são os três chefes que se juntam a Rodrigo Castelo (21 de outubro), anfitrião da iniciativa, para a degustação nestes jantares, em que a harmonização será feita, respetivamente, com vinhos de cada região.
Os restantes cinco banquetes serão servidos por cinco restaurantes de Santarém: “Amassa”, “Digusto”, “KOOK”, “2 Petiscos” e “Oh! Vargas”, numa oportunidade de dar a conhecer o melhor das suas cozinhas num certame de dimensão nacional.
O FNG tem ainda uma nova zona de petiscos na Cavalariça 1, intitulada “Petiscos da Minha Terra”, por onde vão passar 24 chefes de renome nacional (quatro a cada dois dias), e que vão presentear os visitantes com petiscos oriundos das suas zonas de origem.
Festival tem muito para provar e degustar
A área da Garrafeira, dedicada a harmonizações com produtos emblemáticos de cada região, com a curadoria de Rodolfo Tristão, terá um espaço com mesas altas e uma zona própria para a realização de workshops de vinhos.
No “Espaço CONFAGRI”, na praça central da Casa do Campino, além da realização de showcookings, irão decorrer diversas mesas redondas, ao longo do festival, sempre pelas 20h00, com a moderação da Confraria da Água Benta.
A “Tenda Repsol” será palco de diversas conferências e showcookings, com a consultoria do chef anfitrião deste festival e de Wilson Pires, onde irão participar vários chefes, ao longo dos 12 dias de festival
Em números, o certame envolve qualquer coisa como cerca de 100 expositores na “Tenda Repsol”, 40 municípios envolvidos, 32 produtores agroalimentares, 34 doçarias, 15 stands de marcas profissionais, 20 artesãos, oito restaurantes permanentes, 14 regiões de vinhos, quatro banquetes com chefes de restaurantes com Estrelas Michelin ou Bib Gourmand, cinco banquetes de restaurantes de Santarém, com todas as regiões do país representadas.
































