Qua, 22 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

“Gang da cortiça” roubava tudo o que apanhava

O Tribunal de Santarém vai começar a julgar o grupo que ficou conhecido pelo “gang da cortiça”, que cometeu dezenas de assaltos em herdades agrícolas e empresas em vários concelhos do sul do Ribatejo, ao longo de um ano.


O processo judicial tem 11 arguidos, 10 homens e uma mulher com idades entre os 26 e os 53 anos, que vão responder por dezenas de crimes de furto, furto qualificado, falsificação e detenção de arma proibida, e ainda um homem de 67 anos, residente em Alcanena, acusado de recetação por ter comprado um trator agrícola que o gang furtou na Herdade da Torrinha, no Biscainho.
Entre julho de 2019 e julho de 2020, o grupo roubou mais de 3.500 quilos de pinhão, um fruto bastante caro no mercado, toneladas de cortiça, tratores e alfaias agrícolas, máquinas, bombas de água e ferramentas em herdades nos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos, Almeirim e Benavente.
O Ministério Público (MP) imputa-lhes ainda a autoria de um assalto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Mora, já no Alentejo, de onde roubaram 1.500 metros de cabos de alimentação dos motores, e deixando o equipamento fora de funcionamento.
Recorde-se que o gang foi apanhado em agosto de 2020, numa megaoperação da GNR que se realizou em sete concelhos dos distritos de Santarém, Évora e Setúbal, e que envolveu um total de 78 militares.
Dando cumprimentos a 24 mandados de busca e apreensão, a GNR apreendeu ainda cerca de 500 euros em dinheiro, oito carros e carrinhas usadas para cometer os crimes, quatro armas de fogo e muitas munições, tendo ainda recuperado um trator agrícola.
Cinco dos arguidos estão a aguardar julgamento em prisão preventiva, devido às várias condenações que constam dos respetivos cadastros criminais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB