A Câmara de Santarém vai criar um gabinete de apoio ao peregrino, tendo em conta o aumento previsível do número de peregrinações a Fátima este ano, motivada pela deslocação do Papa Francisco por ocasião das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora.
O gabinete tem por missão “criar uma estrutura de apoio aos peregrinos que se desloquem ou regressem de Fátima, em peregrinação, garantindo uma resposta atempada, estruturada e eficaz”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém, uma vez que as estradas do concelho estão integradas nos caminhos de Fátima e são utilizadas anualmente por milhares de peregrinos que solicitam apoio logístico ao município.
O gabinete vai disponibilizar cuidados de enfermagem, acompanhamento pelas forças de segurança, alojamento, utilização de balneários, uma assistente de linguagem gestual e assistência espiritual.
Os peregrinos podem fazer a reserva dos serviços disponibilizados antecipadamente no Portal da Câmara de Santarém, em www.cm-santarem.pt, através do telefone 243 304 200, e do e-mail apoioperegrino@cm-santarem.pt.
O projeto, promovido pela Câmara de Santarém, conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, das duas corporações de bombeiros da cidade, da Diocese de Santarém, da PSP e da GNR.
Uma resposta
Faço um especial apelo para que haja ajuda permanente na recta paralela à linha de caminho de ferro entre o Vale de Santarém e a Ponte d´Asseca.
É um dos mais perigosos troços pois não tem escapatórias.