O velório e cerimónia de homenagem decorrerão na Casa Mortuária de Lapa, a partir das 17h00 desta quarta-feira, dia 22, respeitando as regras aconselhadas pela Direção Geral da Saúde, nomeadamente o distanciamento social, a desinfeção das mãos e o uso de máscara facial.
Como a Rede Regional avançou na altura, Rafa desapareceu no mar da praia de Paredes da Vitória, no concelho de Alcobaça, quando estava na praia com um grupo de amigos.
O desaparecimento do jovem, que frequentava o curso Técnico Superior Profissional em Venda e Negociação Comercial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, foi comunicado cerca das 17h40, quando o jovem entrou na água e terá sido apanhado por um agueiro, tendo sido levado pelo mar.
O corpo só apareceu no domingo, 19 de junho, em avançado estado de decomposiçãom na praia da Falca, concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria. A descoberta foi feita pouco depois das 6h30 da manhã deste domingo, 19 de junho no areal desta praia, situada a Norte da Nazaré.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) explicou que o alerta para a presença de “um corpo na praia” foi dado por um pescador às 06h42, tendo “de imediato” sido ativados para o local elementos da Polícia Marítima da Nazaré, das corporações de Bombeiros Voluntários de Pataias e de Alcobaça e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Ainda segundo a AMN, o óbito “foi declarado no local” pela Delegada de Saúde e o cadáver foi depois removido da praia pelos bombeiros de Pataias e, posteriormente, transportado pelos bombeiros de Alcobaça para o Instituto de Medicinal Legal e Ciências Forenses de Leiria, “após indicações do Ministério Público”.
A autópsia confirmou que o corpo pertencia a Rafael António.