O homem que andou cerca de um ano e meio foragido às autoridades depois de ter disparado sobre uma patrulha da GNR em 2016, num café na Raposa, concelho de Almeirim, foi condenado pelo Tribunal de Santarém a quatro anos e meio de prisão efetiva.
Rui F., de 55 anos, foi considerado culpado de três crimes, tráfico de estupefacientes, resistência e coação sobre funcionário e detenção de arma proibida.
Durante o julgamento, o arguido, residente em Paço dos Negros, Almeirim, confessou parcialmente os factos pelos quais estava acusado pelo Ministério Público (MP), à exceção de ter na sua posse uma arma de calibre 7.65mm aquando da sua detenção, tendo acusado a GNR de a ter colocado dentro do seu carro.
A sua versão não foi considerada credível pelo coletivo de juízes, que decidiu também não suspender a execução da pena de prisão tendo em consideração o cadastro do arguido, que já foi condenado a sete anos e seis de prisão pelo mesmo crime, tráfico de estupefacientes.
Recorde-se que Rui F. foi capturado em janeiro deste ano, quando estava dentro do seu carro, num terreno florestal em Monte da Vinha.
Ao ser abordado pelas várias patrulhas da GNR de Almeirim que se deslocaram ao local, e que dispararam vários tiros de aviso para o ar, o arguido tentou atropelar os militares que se aproximaram da sua viatura, e só não conseguiu fugir porque ficou atolado na lama.
Dentro do carro, a GNR encontrou 11 doses individuais de cocaína, 15 doses individuais de heroína, um moinho elétrico, uma balança de precisão digital, três facas com vestígios de droga, e uma arma semiautomática pronta a disparar e 18 munições.
O arguido andava foragido desde o dia 29 de julho de 2016, quando estava num café na Raposa e reagiu a tiro a uma abordagem da GNR, que já o tinha referenciado por tráfico de estupefacientes.
Após disparar sobre a patrulha, fugiu a pé para uma zona de arrozais e mato, tendo conseguido escapar a uma verdadeira caça ao homem que foi montado nos dias seguintes nesta área do concelho de Almeirim, com dezenas de efetivos da GNR e um forte dispositivo policial.































