PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

“Fonte Boa” vai ter um dos centros de investigação e cirurgia mais avançados do mundo

A Câmara Municipal de Santarém e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinaram na manhã desta sexta-feira, 7 de fevereiro, um protocolo de cooperação que visa regenerar a Estação Zootécnica Nacional (EZN) estimulando a inovação científica e tecnológica e a transferência de conhecimento na chamada Fonte Boa, situada no Vale de Santarém, e propriedade do INIAV.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, destacou como dois dos maiores objetivos do acordo, a criação de um Centro de Investigação e Cirurgia Avançada e de um Centro Interpretativo das Raças Autóctones de Portugal.

“Teremos na Fonte Boa um dos centros de cirurgia robótica mais avançados do mundo, para medicina e medicina veterinária”, disse o autarca, explicando que este centro servirá para treino médico para medicina não invasiva em diversas especialidades.

“Passaremos a ter, com esta resposta, a estrutura mais capacitada do País para que estudantes de medicina e medicina veterinária e para os próprios médicos em funções possam evoluir na técnica utilizada e em investigação”, elucidou João Leite.

Para o efeito, o Hospital da Luz cedeu diversos equipamentos (avaliados em 2 milhões de euros) que são referência à escala mundial e que já estão na Fonte Boa.

Quanto ao Centro Interpretativo das Raças Autóctones de Portugal, é uma espécie de “Arca de Noé” de Portugal, onde estarão representadas todas as raças nacionais. A ideia passa por valorizar a agricultura e tornar o espaço visitável pela população em geral, com destaque para as crianças e jovens das escolas.

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que também esteve presente na assinatura do protocolo, chama a este projeto a Quinta (ou herdade) das Raças Autóctones, considerando que será um marco essencial para aproveitar e potenciar os cerca de 500 hectares da EZN.

Depois de João Leite ter referido que é necessário “reconhecer o falhanço do passado”, que levou a EZN a chegar a um estado elevado de degradação, o ministro também salientou a importância de investir e recuperar este tipo de espaços. Para tal, garantiu, o Governo está a acelerar a execução dos fundos comunitários, de forma a que não se perca um cêntimo. Segundo disse, há 150 milhões de euros a “executar e pagar” até final do ano.

Nesse sentido, há um investimento de cerca de 5 milhões de euros em curso na EZN em projetos de economia circular para a agricultura e o Banco Português de GermoPlasma. Projetos com verbas do PRR que vão dotar as instalações para a investigação e envolver investimento privado.

Promover a formação técnico-profissional e a formação avançada de recursos humanos; estimular a interface entre o tecido empresarial e as entidades do Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, com vista à promoção da inovação, à difusão de tecnologia e à criação/crescimento de novos negócios nas áreas agrícola e agroindustrial, promovendo a competitividade do setor, são outros dos objetivos do protocolo hoje assinado.

Para a execução do documento, o INIAV disponibiliza o seu staff técnico-científico e a sua capacidade laboratorial, de investigação e inovação, bem como os seus equipamentos nos domínios relevantes para a implementação e desenvolvimento das iniciativas, enquanto a Câmara de Santarém participará nas iniciativas conjuntas, promovendo a ligação aos agentes do território, empresas, escolas e sociedade em geral. Cabe ainda ao Município contribuir para, em complemento dos projetos em curso e futuros, melhorar as condições físicas do Polo de Inovação da Fonte Boa, contribuindo para o tornar visitável pela população da região, nomeadamente através de recuperação dos pavimentos e conservação do edificado utilizado pelas iniciativas comuns.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente do INIAV, Nuno Canada, e o secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB