A operação de fiscalização rodoviária que a GNR montou no passado fim-de-semana por todo o distrito de Santarém saldou-se num total de 15 detenções, sete por excesso de álcool e sete por posse de droga, tendo ainda sido capturado em Vila Nova da Barquinha um cidadão brasileiro que estava em situação ilegal em Portugal.
As detenções por posse e suspeitas de tráfico de estupefacientes ocorreram em Paço dos Negros, concelho de Almeirim, e em Coruche, tendo os militares identificado ainda mais seis indivíduos que foram apanhados na posse de produto estupefaciente.
No que se refere à circulação rodoviária, num total de 368 condutores fiscalizados, a GNR deteve sete automobilistas apanhados ao volante com taxas superiores a 1,2 g/l de álcool no sangue.
Em termos de multas, a Guarda elaborou 116 autos de contraordenação, 36 deles por excesso de velocidade, sete por falta de inspeção periódica, sete por uso indevido do telemóvel e nove por falta de cinto de segurança, entre outras infrações.
Segundo um comunicado de imprensa do Comando Territorial de Santarém da GNR, esta operação de fiscalização teve um caráter preventivo e "foi orientada para os locais de diversão noturna com especial atenção à condução sob a influência do álcool e de drogas", que são as "principais causas dos acidentes de viação"