Parte das novidades foram reveladas pelo vice-presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, durante a conferência de imprensa que serviu para apresentar a 41ª edição do festival, que decorre de 21 de outubro a 1 de novembro, na Casa do Campino.
{creativeslider id=”15″}
Segundo o vereador, o FNG2022 vai ter mais do dobro dos expositores em relação a edições anteriores, e cerca de 40 municípios envolvidos, em que cada um deles vai trazer um expositor de artesanato, um produtor ligado ao agroalimentar e um representante da doçaria.
No total, serão 32 produtores agroalimentares, 34 doceiros, 15 stands de marcas profissionais, 20 artesãos, oito restaurantes das várias regiões do país, cinco restaurantes de Santarém e 14 regiões vitivinícolas, com apresentações e harmonizações diárias, adiantou João Teixeira Leite.
No que se refere à restauração propriamente dita, o FNG2022 vai ter demonstrações diárias em duas cozinhas, e oito restaurantes em permanência, de várias regiões do país incluindo as regiões autónomas.
Os restaurantes são menos que nas edições anteriores porque, segundo João Teixeira Leite, o festival pretende “retomar e regressar a uma das suas grandes tradições ao longo de muitos anos: o petisco”.
Neste sentido, a Cavalariça 1 vai ser uma zona apenas dedicada à degustação de petiscos, que vão ser confecionados e apresentados por 24 chefes e restaurantes de renome, ao longo dos 12 dias do festival, com um preço nunca superior a 6 euros.
No que se refere aos banquetes com os chefes, o FNG vai ter cinco, sendo confecionados por Henrique Sá Pessoa, Rodrigo Castelo (que é o embaixador do festival), Diogo Rocha, João Oliveira e Pedro Lemos.
Ainda no que se refere aos banquetes, a organização convidou cinco restaurantes de Santarém para confecionar e servir uma refeição durante o FNG2022, marcando presença o “2 Petiscos”, o “Oh Vargas”, “Amassa”, “Digusto” e “Kook”.
Nesta conferência de imprensa, a organização não divulgou o programa na sua totalidade, existindo “várias surpresas por revelar nas próximas semanas, nas redes sociais e na página oficial do festival”, segundo João Teixeira Leite.
Sobre o crescimento e a renovação do certame, o vereador classificou-o como uma “âncora fundamental para a afirmação de Santarém como um destino turístico de excelência”.