Um trabalhador de uma pedreira da zona de Alcanede, no concelho de Santarém, ficou ferido com gravidade na sequência de um acidente de trabalho ocorrido ao final da manhã deste sábado, 3 de fevereiro.
Contactado pela Rede Regional, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, Filipe Regueira, explicou que o alerta foi dado cerca do meio dia e quando os operacionais chegaram ao local, uma pedreira da empresa Mocamar, depararam-se com um ferido grave, tendo sido solicitado apoio diferenciado ao Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU), que acionou para o local a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santarém, e, posteriormente, um helicóptero do INEM.
A vítima terá sido atingida na cabeça por uma pedra de grandes dimensões (cerca de 12 quilos segundo alguns relatos), que terá caído de uma altura de cerca de 20 metros e, após estabilizada no local, foi transportada de helicóptero, que aterrou no antigo campo de futebol de Valverde, para uma unidade hospitalar da Lisboa.
No local estiveram 10 elementos e 5 viaturas dos Bombeiros de Alcanede e as equipas da VMER e do Helicóptero do INEM, num total de 14 operacionais, apoiados por 7 viaturas.
A GNR e a Autoridade para as Condições (ACT) do Trabalho irão investigar a ocorrência.