Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Feira Nacional da Agricultura dá destaque ao vinho

A calçada à entrada do Cnema vai ser transformada numa vinha gigante, dividida em 4 talhões

A enorme calçada à entrada do Cnema vai ser transformada num enorme vinhedo com vários tipos de vinha e castas de todo o país para que os visitantes tomem desde logo contato com o tema central da Feira Nacional da Agricultura (FNA) deste ano: o vinho.


Dividido em quatro talhões individuais, o espaço terá a vinha das regiões do Douro e do Pico, consideradas património da humanidade, um outro com quase 100 variedades de vinha, e um último que coloca em destaque os sistema de rega, naquele que será o cartão de visita da feira.
“Queremos destacar a importância do sector na economia nacional, não só em termos agrícolas, mas também na balança comercial”, explicou Eduardo Oliveira e Sousa, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), na conferência de imprensa de apresentação da edição de 2019 da feira, que decorre de 8 a 16 de junho.
“Os vinhos portugueses têm conquistado muitos prémios em concursos internacionais e estão a espalhar-se e a afirmar-se num mundo de elevada competitividade”, acrescentou o responsável, sublinhando que o Cnema, a exemplo do que fez nos anos anteriores com os cereais e o azeite, “tem feito um investimento muito forte na promoção do tema central da feira”.
Além dos muitos produtores presentes nas áreas de exposição, o programa da FNA contém dezenas de atividades dedicadas à promoção vitivinícola, casos de provas de vinhos diárias de várias regiões ou masterclasses de vinhos, entre outras.
Luís Mira, o secretário geral da CAP, destacou o interesse que estas iniciativas podem ter para o visitante, pois têm como objetivo ensinar o consumidor a escolher ou a beber um bom vinho.
“O vinho tomou conta da refeição. Os grandes chefes de cozinha já não criam uma refeição que depois é acompanhada por um vinho, selecionam o vinho e criam a refeição à volta dele”, afirmou Luís Mira.

Novidades num programa com centenas de atividades diárias
santarem FNA2019 conferencia imprensaEntre as principais novidades desta edição da FNA, os responsáveis destacaram o investimento na melhoria das condições para receber os visitantes, com um aumento significativo das zonas de sombreamento fora das naves, e a nova circulação no exterior do recinto, para facilitar o acesso ao grande ringue.
A zona da restauração explorada pelas coletividades do concelho de Santarém também vai sofrer alterações, quer em termos de disposição do espaço, quer nas estruturas das próprias tasquinhas, que terão uma nova decoração.
As atividades equestres estão novamente em destaque ao longo de toda a feira, com uma zona própria para acolher provas diárias, concursos de hipismo de diversas modalidades, provas de exposição e até um espetáculo criado propositadamente para a FNA, “O Cavalo na História”, que será apresentado duas vezes, nos dias 8 e 15 de junho.
No que se refere às atividades taurinas, destaque ainda para as duas corridas de toiros que se vão realizar na Monumental Celestino Graça, em Santarém, numa parceira entre o Cnema e o movimento de cidadãos “Praça Maior”, e que vai trazer a Santarém o regresso da “Corrida dos Agricultores”, promovida pela CAP.
Pela primeira vez, a Comissão Europeia vai instalar um pavilhão na FNA, onde se vão realizar vários seminários e colóquios técnicos com representantes internacionais, e onde o Comissário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, marcará presença no dia 14 de junho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB