Com uma vertente gastronómica e de animação cada vez mais vincada, a Feira Nacional da Cebola – Frimor – de Rio Maior terá este ano várias demonstrações de cozinha ao vivo dedicas à confeção da cebola, pela mão de chefes consagrados, para momentos acompanhados por vinhos do Ribatejo.
Esta iniciativa, inspirada nos "showcookings" que têm feito sucesso nas tasquinhas de Rio Maior, é uma das novidades da edição deste ano da Frimor, que decorre entre os dias 29 e 2 de setembro, no pavilhão multiusos da cidade.
Apesar de querer manter a sua ligação ancestral ao comércio da cebola e de se afirmar como uma feira agrícola e industrial para potenciar as atividades económicas do concelho e da região, o certo é que a Frimor é um certame cada vez mais heterogéneo, com um programa desenhado para tentar chegar todos os tipos de públicos.
Este ano, vão estar presentes cerca de 30 produtores de cebola no espaço envolvente ao multiusos, que terá no seu interior quatro restaurantes e várias tasquinhas, e uma feira empresarial com 60 empresas e 24 instituições representadas, organizada pela Associação Empresarial e Comercial de Rio Maior (AECRM).
No que se refere à gastronomia, cada um dos dias do certame vai ser dedicado à promoção de um produto específico: a carne barrosã no dia 29 de agosto, os sabores do Algarve no dia 30, a carne marinhoa a 31, e a carne arouquesa a 1 de setembro.
A cantora popular Romana, que atua no dia 2 de setembro no espaço "Frimorfest", é o nome mais sonante do cartaz musical, onde constam ainda os concertos com a banda Delícia (1 de setembro), Tributo aos Xutos (31 de agosto), "Hollywood Show Band" (30 de agosto), e Banda Red (dia 29).
Além da tradicional feira franca com roupas, bijuterias, brinquedos, carrosséis e diversões que se estende pelas ruas envolventes ao pavilhão multiusos, esta edição da Frimor vai contar ainda com vários espetáculos e desfiles equestres, uma feira da saúde, um espaço infantil e juvenil, uma feira de artesanato e até provas comentadas de vinhos, entre várias outras propostas, ao longo dos cinco dias do certame.
A organização, a cargo da Câmara Municipal, espera cerca de 50 mil visitantes.
"Queremos que todos se sintam convidados a vir a Rio Maior e que sintam vontade de regressar", afirmou Isaura Morais, a presidente da autarquia, durante a conferência de imprensa de apresentação da Frimor 2013, que decorreu na sexta-feira, 16 de agosto.
Mesmo em ano de crise, "pretendemos que esta seja uma feira de crescimento, e não uma simples feira de continuidade", acrescentou a autarca, após salientar as propostas mais fortes do programa.
O orçamento é de 50 mil euros, sensivelmente menos 10% que o ano passado, explicou Lopes Candoso, o chefe de gabinete de Isaura Morais, para quem "foi necessário ter alguma imaginação, fazendo mais com menos e mantendo a qualidade das edições anteriores".