Vários idosos residentes em Muge, no concelho de Salvaterra de Magos, têm vindo a ser abordados à porta das suas casas por dois indivíduos que se fazem passar por agentes de uma operadora de telecomunicações.
Afirmando que a Portugal Telecom / MEO se prepara para encerrar, os burlões tentam convencer as pessoas a mudar de serviço e de operador, e pedem mesmo para assinar um contrato falso, cobrando 10 euros pela sua deslocação.
A Junta de Freguesia de Muge teve conhecimento do esquema na quinta-feira, 23 de outubro, e já emitiu um comunicado a alertar os mais incautos para esta tentativa de burla.
“Estamos ainda a apurar quantas pessoas já foram contatadas e quantas terão dado dinheiro a esses indivíduos”, explicou à Rede Regional o presidente da Junta, César Diogo, acrescentado que a GNR já foi informada e está também a investigar o caso.
Numa das casas onde conseguiram enganar uma idosa, os burlões deixaram um número de telefone para posterior contato.
César Diogo ligou e descobriu que se tratava do número do “apoio ao cliente” da operadora “Nós”, que estará “também a ser indiretamente envolvida na burla, uma vez que não é esta, certamente, a sua estratégia para angariar novos clientes”.
Segundo o autarca local, o Centro de Bem Estar Social de Muge também já tem conhecimentos destes casos, pois promoveu entretanto uma sessão de esclarecimento junto dos seus utentes e funcionários.