Uma forte explosão num posto de transformação (PT) da EDP na manhã de quinta-feira, 20 de Setembro, deixou a Tapada, no concelho de Almeirim, sem fornecimento de electricidade.
O rebentamento provocou também um incêndio no equipamento que obrigou à intervenção dos bombeiros voluntários de Almeirim e de uma equipa de descontaminação, devido aos óleos que escorriam para a rede de saneamento pública.
Segundo o relato de vários moradores à Rede Regional, foi sentida uma primeira explosão por volta das 9 horas, que deixou logo a aldeia sem luz.
Poucos minutos depois, um segundo rebentamento, bem mais forte, deixou o PT em chamas e a emanar uma espessa coluna de fumo negro.
Na primeira abordagem, os bombeiros apagaram o fogo apenas com recurso a extintores, mas, após um reacendimento que ocorreu por volta das 11h30, foram obrigados a recorrer à espuma.
Além dos voluntários de Almeirim, estão no local várias equipas de piquete da EDP para repor o fornecimento de energia eléctrica e para fazer uma avaliação dos danos.
Para já, são desconhecidas as causas da explosão.