A Força Operacional Conjunta (FOCON), com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas, é composta por operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
José Guilherme, de 53 anos, é bombeiro desde 1985. Começou em Coruche, a sua terra natal, onde exerceu funções até 2008, altura em que foi nomeado segundo comandante e depois comandante dos Bombeiros Voluntários de Benavente.
Em 2013, foi escolhido para número dois da proteção civil distrital, liderada por Mário Silvestre, cargo que deixou a 14 de maio de 2018, quando se mudou para os Municipais de Santarém (atuais sapadores), que liderou durante cerca de três anos, até junho de 2021, quando foi nomeado Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo.
Licenciado em engenharia de proteção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao setor, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo missões internacionais em Moçambique e várias formações ao abrigo do mecanismo europeu de proteção civil. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.
A partida da FOCON para a Turquia chegou a estar prevista para o início da tarde de hoje, mas foi adiada devido a constrangimentos relacionados com o atraso do voo comercial. A ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
A FOCON vai participar nas operações de socorro na sequência do sismo que afetou na segunda-feira a Turquia e a Síria e que já provocou, segundo o último balanço, mais de 11.200 mortos.
A União Europeia já mobilizou 25 equipas de busca e salvamento, envolvendo perto de 1.200 socorristas oriundos de 21 países, incluindo Portugal, para ajudar as autoridades turcas nas operações de resgate que prosseguem depois do sismo de segunda-feira.